o diário de um viajante que percorre os caminhos da vida. Creio que nada mais deva ser dito =)
um pouco de mim
criei um blog que é um pouco de mim, um pouco de todos e um pouco de nada... confuso né?
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
música e história
Sei que é coisa comum falar de música, todo mundo gosta de criticar a música atual(eu também), afinal, a música hoje em dia tá uma verdadeira MERDA! Enfim, não é isso que quero falar. Quero falar sobre a música antiga. "ahh, então você vai comparar as atuais com as antigas?"A priori não é essa a minha intenção, mas não descarto totalmente essa possibilidade.
Bom, por onde começar? Que tal: sertanejo de raiz? Ótima idéia!! Ah, não venha me falar que sertanejo de raiz é brega, porque não é! Também não venha me falar que sertanejo de raiz é chato, porque também não é. São músicas com histórias, músicas de conteúdo, sobre um período muito interessante. Ah, bons tempos aqueles. Sempre que ouço histórias dos meus avós, fico imaginando como devia ser na "roça", ao som de "modas de viola" e muitos "causos". Duvido que, quem já ouviu essas histórias, nunca quis ser dessa época... Sempre achei muito legal isso! Ao ler Sagarana eu sempre me lembro das histórias que ouvia quando era criança, e que até hoje, quando tenho oportunidade, gosto de ouvir. Acho que todos concordamos que não faria muito sentido imaginar essas histórias sem ouvir uma boa moda de viola! É muito bom!
Enfim, não é uma boa hora pra desviar do assunto =)
Falemos sobre samba(antigo)! Novamente, sei que existem pessoas que falam que isso é chato, coisa de velho ou pseudo-intelectual e coisas do tipo... eu não acho. Na verdade, acho que essas coisas são tão atuais quanto qualquer música de hoje em dia, a única diferença é que elas não são valorizadas. Tomemos o caso de Demônios da Garoa. As músicas são boas, o som é gostoso de ouvir, falam sobre um período muito interessante e tem conteúdo. Diferente dos pagodes e sambas de hoje... nem vou comentar. Mas, ao ouvir Demônios da Garoa, sempre fico me imaginando em São Paulo nos anos 30, 40, 50... tempo em que você podia andar nas ruas do centro sem medo, quando ainda existiam casarões históricos e nada de prédios quadrados e feios que ocupam o espaço hoje em dia. Tempo onde os vizinhos ainda se conheciam, onde andar de chapéu na rua era comum, quando ainda garoava em São Paulo, tempo em que só existia rádio, tempo em que as pessoas andavam de bonde... bons tempos, boa música.
Voltemos um pouco mais no tempo, de volta à época em que a música clássica estava sendo criada... não sei muito de História, nem pretendo saber, mas o importante é me situar... séculos XVII, XVIII e XIX. Sabe, esse tipo de música criado nessa época, por grandes e geniais compositores, é muito interessante. É bonito, transmite sentimento, conseguimos entender o que o compositor pensava no momento, sem palavras serem ditas. Mas, como nada é perfeito, sempre tem um idiota que só sabe dizer: "música clássica é chata" ou então "música clássica dá sono". Quando ouço isso, tenho vontade de socar a pessoa... é impressionante perceber como existe pessoa BURRA nesse planeta! E, ouvindo essas músicas, sempre me imagino num grande castelo ou palácio, com aquelas roupas antigas, no meio da realeza e coisas do tipo. éé, bons tempos!! Sempre quis poder voltar no tempo, pra conhecer essa época.
Bom, poderia continuar e detalhar melhor cada período, citar outros estilos que não falei, mas ficaria aqui(escrevendo) por horas e horas... e, sinceramente, to com preguiça agora! Então, acho que é só... talvez, outro dia, eu cite outros tipos de música! =)
BTW, acho que esse post não faz muito sentido... sei lá, eu achei meio confuso(minha mente é confusa, não tentem entender)
That's all! o/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário